Acordos sobre os Planos Econômicos estão sendo feitos na Cecon-MS

A Central de Conciliação de Mato Grosso do Sul (Cecon-MS) promoveu acordos em processos sobre contratos de financiamento de imóvel pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), negociação de dívida e dano moral contra a Caixa Econômica Federal (Caixa). Também foram conciliados processos de clientes do banco que sofreram com os chamados “expurgos inflacionários” nas suas contas de poupança, provocados pelos Planos Econômicos Bresser, Verão e Collor II, nas décadas de 80 e 90.

 

O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceira com todos os tribunais do país, com o objetivo de disseminar a cultura da paz e do diálogo. O encerramento será nesta sexta-feira (8).

 

Durante a Semana Nacional também é possível quitar créditos comerciais com a Caixa, como cheque especial, juros de cartão de créditos e financiamento estudantil. Durante o evento, o banco está apresentando condições especiais para o pagamento de dívidas.

 

Expurgos Inflacionários

 

Clientes da Caixa que sofreram com os chamados “expurgos inflacionários” nas suas contas de poupança, provocados pelos Planos Econômicos Bresser, Verão e Collor II, nas décadas de 80 e 90, também podem resolver os processos judiciais durante a Semana Nacional. As propostas são feitas com base no acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal.

 

Conciliação na 3.ª Região

 

A Semana Nacional da Conciliação é um evento anual, promovido pelo CNJ. As Centrais de Conciliação da Justiça Federal da 3.ª Região atuam de forma permanente, atendendo aos cidadãos e promovendo ações de incentivo à auto composição de litígios e à pacificação social por meio da conciliação, da mediação e de outros métodos de solução consensual de conflitos.

 

Para o supervisor da Central de Conciliação, Celso Neves: “A expectativa é de que o número de audiências e acordos aumentem à medida em que vai se fortalecendo a cultura da conciliação em nosso Estado”.

 

A Cecon de Campo Grande fica localizada  na R. Mal. Candido Mariano Rondon, 1259 – Vila Cidade, Campo Grande – MS, 79002-205
CGRANDE-CONCILIACAO@trf3.jus.br.