Fotografia de sargento da Força Aérea Brasileira está entre as melhores do mundo; ele já produziu outras imagens premiadas

A fotografia noturna de um avião RV-8, pertencente a Esquadrilha Fox, produzida pelo sargento Johnson Barros, da Força Aérea Brasileira (FAB), está entre as três melhores do mundo na categoria Aviação Geral, segundo a revista especializada Aviation Week, uma das mais conceituadas da área. A imagem intitulada “Ciranda Estrelar” foi produzida em julho desse ano, em Brasília (DF).

 

O sargento Johnson explica que, para que ocorresse o clique, foi necessário o planejamento de toda a composição da imagem. Começou com um desenho e para que ela se tornasse realidade foi feita com uma mistura de técnicas – light painting (pintar com a luz), exposure stacking (empilhamento de fotos para aproveitar as partes iluminadas) e astrofotografia, um tipo especializado que envolve gravar imagens de corpos celestes e grandes áreas do céu noturno.

 

 

Segundo o militar, tudo começou pelo planejamento que envolveu o estudo do mapa da região, da meteorologia e da carta celeste do dia mais favorável. Colocando todos os elementos em seus respectivos lugares, a câmera começou a registrar o movimento das estrelas no céu, juntamente com a impressão das luzes de flash e lanterna, com as quais o fotógrafo revelava o avião invisível aos olhos humanos naquela situação. “A única coisa que não foi prevista foi uma estrela cadente que apareceu na fotografia”, comenta.

 

 

Reconhecimento

 

Para o sargento Johnson, mais importante que um prêmio e uma fotografia, o trabalho é a expressão de paixões que cultiva desde a infância, iniciada com desenhos de aviões nos cadernos. “Ao longo dos anos, a fotografia se tornou minha maneira de me comunicar e, por isso, acabei somando o time do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica [CECOMSAER]. Na FAB, quando penso em uma fotografia, imagino milhares de jovens que podem se empolgar ao ver uma imagem e se ver futuramente vestindo o azul”, opina.

 

 

Carreira

 

Outras fotografias do sargento Johnson já receberam o reconhecimento de diversas publicações, entidades e sites. A própria Aviation Week já o colocou como um dos melhores do mundo outras vezes (2009, 2013, 2014, 2015). Há cinco anos, a foto de um A-29 Super Tucano da FAB apareceu na lista das 25 melhores imagens do mundo, selecionadas a partir da rede social Flickr. Em 2017, a foto do helicóptero Bell H-13 da FAB foi escolhida entre as quinze melhores do Flickr Brasil.

 

Em sua formação, o militar fez o curso Seeing Through Photographs, no Museu de Arte Moderna de Nova York, no Estados UnidosTambém se capacitou nas áreas de Criação e Elaboração, Direção de Fotografia e Tecnologia em Processamento de Dados.

 

Com 20 anos de serviço ativo na FAB, o sargento Johnson é especialista em Manutenção de Aeronaves. Sua carreira de fotógrafo começou quando servia no 1° Grupo de Defesa Aérea, em Anápolis (GO), onde registrava os Mirage III que operavam naquela Unidade. Atualmente, ele trabalha no CECOMSAER.

 

 

Fonte:FAB

Fotos: Sargento Johnson Barros / CECOMSAER

POLÍTICA