Santa Casa captou um coração, 21 fígados, 53 rins e três pâncreas durante 2019.

A OPO (Organização de Procura de Órgãos) da Santa Casa de Campo Grande realizou no último sábado (28) o acompanhamento de mais uma doação de órgãos em Dourados, no Hospital da Vida. O jovem de 24 anos doou coração, fígado, pâncreas, rins e córneas, sendo que um dos rins foi transplantado na Santa Casa. No domingo (29) à tarde, a Santa Casa também sediou a captação de rins e córneas de uma paciente de 64 anos.

 

Dos rins doados pelo paciente de Dourados, vítima de um Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), um foi trazido e implantado no domingo (29) pela manhã em um paciente que fazia hemodiálise há cinco anos e o outro rim foi levado para Goiânia e, além disso, o coração e o pâncreas foram para São Paulo, o fígado para Brasília e as córneas permaneceram no Banco de Olhos da Santa Casa para análises e, posteriormente, serem transplantadas.

 

Durante a doação no domingo à tarde da paciente vítima de um AVCH (Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico), foram captados rins e córneas. Os rins foram encaminhados para Goiânia e as córneas ao Banco de Olhos do hospital. Com as doações no final de semana, a OPO Santa Casa realizou a captação de um coração, 21 fígados, 53 rins e três pâncreas durante o ano de 2019.

POLÍTICA