MS: Final de semana tem previsão de tempestade com ventos de até 100 km/h

Depois da tempestade de areia e vendaval que provocou inúmeros transtornos e estragos em Mato Grosso do Sul, a meteorologia novamente prevê tempestade para o final de semana.

 

Previsão assinada pela coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, Valesca Fernandes indica que entre a sexta-feira (22) a noite e domingo (24) há probabilidade de chuvas com tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento entre 50km/h a 100Km/h.

 

A forte incidência de temporais gera risco de vendaval e a possibilidade de novo episódio de levantamento de poeira, segundo o Climatempo. Os modelos meteorológicos indicam acumulados de 75mm para Campo Grande em poucas horas no domingo (24). De forma geral, o estado deve registrar entre 50 e 80 mm.

Essas condições serão provocadas por uma combinação de fatores, como o deslocamento de um sistema de baixa pressão com origem no Paraguai, ao avanço de um sistema frontal, a passagem de cavados, além do transporte de umidade e calor.

 

“Entre hoje (23) e domingo (24), há probabilidade de temporal, com acumulados de chuvas mais significativos e tempestades no estado”, explica.

 

 

Confira no mapa elaborado pelo Cemtec, as condições de tempo e temperatura para esta sexta-feira.

 

Alertas Defesa Civil

 

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul conta com um serviço de SMS que dispara alertas diversos para o cidadão cadastrado.

O serviço oferecido gratuitamente é uma ferramenta importante pois os alertas vêm com orientações. Para aderir ao sistema, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência.

A partir do cadastro, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada.

Vale ressaltar que a ferramenta não se trata de previsão do tempo, mas de alertas que serão enviados sempre que houver situação que requeira atenção especial ou medidas preventivas.

POLÍTICA