Iagro é credenciada para diagnósticos de síndrome reprodutiva e respiratória suína

 

O LADDAN conquistou neste mês de abril aprovação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (MAPA) da extensão do escopo para mais dois diagnósticos: síndrome reprodutiva e respiratória dos suídeos (PRRS) e peste suína africana (PSA), ambos pela técnica de ELISA. Portanto, já estão disponíveis à população.

 

O laboratório já possui o credenciamento para os ensaios de anemia infecciosa equina (pelas técnicas de IDGA e ELISA), mormo (ELISA), peste suína clássica (ELISA) e doença de Aujeszky (ELISA).

 

Esse é um reconhecimento formal da competência que a Iagro /LADDAN possui para realização dos ensaios laboratoriais avaliados, seguindo padrões nacionalmente exigidos, conforme norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017.

 

Importância do Reconhecimento para a Sanidade

 

Com o credenciamento do LADDAN para mais esses dois diagnósticos, diminuiremos o tempo de ação frente aos casos suspeitos destas enfermidades, uma vez que as amostras serão processadas em nosso Estado, diminuindo o tempo de espera na granja até a chegada dos resultados finais. A rápida detecção de uma eventual introdução destas enfermidades é essencial para o sucesso das ações de resposta a emergências, o controle e erradicação do foco, com objetivo de recuperação rápida da condição sanitária.

 

Além disso o Programa Nacional de Sanidade Suídea da Iagro conseguirá atender as demandas estabelecidas pelo Plano Integrado de Vigilância de Doenças de Suínos, tendo autonomia para realização dos exames das amostras colhidas no estado (monitoramentos), como também sendo uma opção para atendimento às demandas de outras regiões do Brasil.