Fim de semana deve ser de chuva em Mato Grosso do Sul e temperatura vai a 4°C nos próximos dias, segundo o Cemtec

 

A longa estiagem que já dura mais de um mês pode estar prestes a terminar para boa parte de Mato Grosso do Sul, sobretudo a região Central onde se localiza Campo Grande e que registrou a última chuva significativa no dia 16 de abril. As previsões do tempo indicam avanço de uma frente fria que pode trazer tempestades com rajadas de vento e, sem seguida, chuva e frio. Os dados constam no Boletim Meteorológico do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

 

Já na sexta-feira (24) o céu estará encoberto de nuvens e há possibilidade de chuva, principalmente no centro-sul e oeste do Mato Grosso do Sul devido ao avanço da frente fria. Acompanha o ar frio, que tende a se espalhar rapidamente para todo Estado ainda na sexta-feira. Estão previstas mínimas entre 11°C e 14°C e máximas não passam de 22°C nas regiões Sul, Sudeste e Sudoeste. Na região Pantaneira esperam-se mínimas entre 15°C e 17°C e máximas de até 25°C. Para as regiões Norte, Leste e Bolsão, as mínimas podem chegar a 17°C e máximas até 32°C. Em Campo Grande são esperadas mínimas entre 15°C e 17°C e máximas entre 23°C e 25°C.

 

O tempo continuará fechado no sábado e domingo, porém a possibilidade de chuvas generalizadas será pequena. A sensação de frio será reforçada devido ao tempo fechado. Os locais com maior probabilidade de chuvas são as regiões Centro-Sul, Sudoeste e Oeste do Estado, com acumulados previstos entre 20 e 30 milímetros. A temperatura mínima pode chegar a 9°C no Sul, Sudeste e Sudoeste; 13°C na região Pantaneira e 15°C nas regiões Norte, Leste e Bolsão. Em Campo Grande a mínima pode ficar entre 13°C e 15°C e a máxima entre 16°C e 19°C, portanto, pouca diferença.

 

A tendência meteorológica para a próxima semana é de continuidade do frio em Mato Grosso do Sul, impulsionado por outra frente fria que se forma entre os dias 27 e 28 de maio. Essa frente fria pode derrubar as temperaturas para 4°C na região Sul com grande probabilidade de geada e na Capital a mínima deve chegar a 8°C.

 

O Cemtec/MS também divulgou a previsão para o trimestre junho, julho e agosto. Considerando as médias históricas de chuva e temperatura para esse período e avaliando as informações dos mapas meteorológicos, a combinação dos modelos mostra que o trimestre terá menos chuva e temperaturas mais elevadas. Essa projeção confirma os dados que vem sendo observados no decorrer do ano. No período de 1º a 15 de maio, as chuvas ficaram abaixo da média histórica e as temperaturas, acima.

 

 

FESTIVAL BRASIL SABOR ATÉ O DIA 16 - PARTICIPANTES DE CAMPO GRANDE

Saúde

FEMAMA promove a 11ª Conferência de Lideranças em Saúde da Mulher